top of page

Muro de arrimo

Os muros de arrimo, também conhecidos como muros de contenção, são estruturas construídas para suportar e estabilizar terrenos inclinados, evitando deslizamentos de terra e proporcionando segurança em áreas onde a topografia natural não oferece estabilidade suficiente. Eles são frequentemente utilizados em encostas íngremes, ao longo de estradas, ferrovias, áreas urbanas e em projetos de paisagismo.

Existem diversos tipos de muros de arrimo, cada um com características específicas adequadas para diferentes situações e necessidades:


  1. Muro de gravidada ou peso: é uma das técnicas mais antigas utilizadas. Trata-se, basicamente, da mistura do talude (terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade ao solo) com um muro de arrimo na base dele, sendo ele, muitas vezes, inclinado ou escalonado contra a terra, para criar uma resistência maior. Os muros de gravidade podem ser construídos de pedra ou concreto (simples ou armado), gabiões ou, ainda, pneus usados. Além de possuir um tamanho menor de muro, possui facilidade na construção e economia de material. Porém, oferece uma menor resistência, tendo um limite de 5m para a construção desse muro; 

  2. Muro de concreto armado: é um tipo de muro bem estável e seguro, com a necessidade de uma mão de obra um pouco mais especializada. Costuma ter um custo um pouco maior, até por vencer maiores volumes de terra. A forma de construção é igual ao de uma parede de concreto comum, porém, com uma estruturação das barras de aço pensando nas cargas vindas da terra, que pode ter até vigas internas mais resistentes, estrategicamente posicionadas, para ajudar na sustentação; 

  3. Muro de gabião: construído com uma malha de aço hexagonal ou uma grade de metal ortogonal, é super resistente e preenchido com pedra. Você consegue adquiri-lo já pronto. Ele é super prático, e é o mais utilizado em locais mais chuvosos ou molhados por não ter necessidade de sistema de drenagem. Costuma, também, ter um custo mais baixo, tanto do material quanto da mão de obra, além da execução ser menos especializada que dos outros. A sua desvantagem é que ele tem uma largura de aproximadamente 1m, dificultando a utilização dele em muros de limite do lote;

  4. Muro de concreto protentido: se assemelha bastante ao muro de concreto armado, porém, ao longo dele, possui barras de ferro protendidas, ou seja, barras nas quais o aço é esticado e fixado na posição tensionada, sendo, assim mais resistente, vencendo maiores alturas com menos material. Costuma ser utilizado em muros de arrimo de grande porte. Ele demanda um projeto mais complexo e uma mão de obra bem especializada. 


A escolha do tipo de muro de arrimo a ser utilizado depende de vários fatores, incluindo as características do solo, a altura do muro, o acesso ao local da obra, restrições de espaço, questões estéticas e orçamentárias.

É importante que a construção de um muro de arrimo seja realizada por profissionais qualificados e em conformidade com as normas técnicas e de segurança vigentes, para garantir sua eficácia e durabilidade. Além disso, é fundamental considerar questões ambientais e de drenagem para evitar problemas futuros, como erosão do solo e acúmulo de água.


Esta com dúvidas na escolha do muro de arrimo, entre em contato com a nossa equipe especializada de nossa construtora Rudini Rodarte e tire suas dúvidas!

Rudini Rodarte Arquitetura e Construções, somos um escritório de arquitetura e construtora, focado no seguimento da construção civil tendo como foco o desenvolvimento de Projeto de Arquitetura, Alvará de Construção, Calculo Estrutural, Projeto de Fundação, Construção de edificação residencial e comercial, Reformas em geral, Laudo Técnico de Engenharia, Manutenção Predial, Manutenção de Fachada e outros serviços de engenharia em Brasília - DF.

Possuímos vasta experiência em aprovação de projetos junto ao Centro de Aprovação de Projetos (CAP), Administrações Regionais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.


Livro - Muros de arrimo - Osvaldemar Marchetti

Livro - Caderno de muros de arrimo - Antonio Moliterno


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page