Em nosso escritório de arquitetura você pode encontrar os serviços de Projetos de Arquitetura e Complementares, Construção Civil, Reformas de CasasConstruções e Reformas de Piscinas, Manutenções Prediais e outros.                                                                                                                                                                                                                                                                   

Conheça a nossa FANPAGE!

 

Endereço: QSB 09, LOTE32 - Taguatinga Sul - DF.

Contato: (61) 98528-3262

Funcionamento segunda a sexta-feira das 9:00 as 18:00 horas aos sábados das 9:00 as 14:00

email: rrarquiteturaereforma@gmail.com

Fundação do Tipo Radier e Suas Propriedades

 

DEFINIÇÃO

 

Radier é um tipo de fundação rasa que atua como laje monolítica, estruturada em placa contínua de concreto armado, e que transmite as cargas da estrutura da edificação (pilares ou paredes) para o terreno de forma uniforme. O sistema é muito usado em edificações com cargas relativamente baixas, como residências térreas e sobrados, especialmente em casos em que a edificação tenha apenas um nível e em que todos os painéis do primeiro pavimento possam ser assentados na mesma cota do radier. Para tanto, por eliminar a escavação, o contrapiso (quando bem-executado e nivelado) e a construção de calçada, a fundação oferece excelente relação custo-benefício e tempo relativamente curto de execução. 

 

De acordo com as características e da escala do projeto, os radiers podem ser executados em concreto armado, em concreto reforçado com fibras ou em concreto protendido.

 

 

 

VANTAGENS DA FUNDAÇÃO EM RADIER

  • Baixo custo em relação a sapatas corridas;

  • Tempo de execução reduzido;

  • Redução na mão de obra;

  • Indicado para terrenos argilosos.

 

DESVANTAGENS DA FUNDAÇÃO EM RADIER

 

 

Se for necessário aumentar a resistência do radier devido as cargas atuantes na laje, é preciso aumentar o volume de concreto, o que acaba tornando esse tipo de fundação mais cara, ocasionando maior dificuldade na execução. Ainda podem ocorrer várias fissuras já que se trata de uma estrutura de concreto armado de dentre outras como por exemplo:

  • É um tipo de fundação que só pode ser utilizada em construções de pequeno porte, com poucos pavimentos, pois é uma fundação rasa e funciona em razão das condições do solo;

  • O uso desta fundação implica a execução rápida das instalações de todas as estruturas enterradas como por exemplo as instalações hidrosanitárias.

  • Não pode ser executado em solos colapsíveis.

 

RADIER DE CONCRETO ARMADO


Radiers de concreto armado, ou reforçado com fibras, geralmente são utilizados para a construção de casas ou edifícios baixos, com no máximo quatro ou cinco pavimentos.

 

 

Foto 01: Fundação do Radier Armado.

 

 

 

RADIER PROTENDIDO

 

 

Quando a fundação rasa é comprida (para apoiar várias casas, por exemplo), pode sair mais barato executar um radier protendido apo invés do radier armado. Para tanto, quando o solo proporciona as características ideais, pode ser utilizado em edificações de média altura. 

 

Foto 02: Fundação do Radier Protendido.

 

 

PROCESSO EXECUTIVO

 

  • TOPOGRAFIA

Antes de começar a preparação da base do radier, o solo deve estar rigorosamente nivelado. Por isso, a equipe de topografia faz a verificação in loco, e, se necessário, podem apontar ajustes a serem feitos no terreno.

 

Foto 03: Equipamento Topográfico de Nível.

 

 

  • PREPARO DA BASE

 

A fundação do tipo radier tem uma camada de brita de aproximadamente 10 cm, que permite fazer o nivelamento fino do terreno e evitar o contato da armação com o solo.

 

Pode-se usar brita 1 ou bica corrida compactada e pó de pedra. Sobre ela, coloca-se uma lona plástica, que ajuda na impermeabilização e não deixa que a nata do concreto fresco desça para a brita.

 

Foto 04: Foto aérea da área nivelada pronta para o recebimento das formas da fundação do radier.

 

 

  • PREPARO DAS FORMAS

 

As fôrmas de maneira em geral, são utilizadas de madeira. Entretanto, quando o projeto permite a repetição de mesmos trechos, as formas metálicas são vantajosas em vista da repetição em diversas concretagens. 

 

Foto 05: Foto das formas do radier.

 

Foto 06: Foto das formas do radier.

 

  • PREPARO DAS INSTALAÇÕES

 

Na etapa seguinte, são montadas as instalações hidráulicas, de esgoto e as caixas e passagens das instalações elétricas. Entretanto, em condomínios de casas térreas e sobrados, a tubulação enterrada sob o radier e envelopada com areia e no caso de edificações verticais, evita-se a passagem de tubulação hidráulica sob o radier.

 

Foto 07: Foto das instalações em um radier.

 

Foto 08: Foto das instalações em um radier.

 

 

  • VERIFICAÇÕES

 

Antes da concretagem, verifica-se o nivelamento com nível laser, nos quatro cantos da fôrma e também, os pontos de elétrica e hidráulica se estão corretamente locados.

 

 

 

  • PREPARO DAS ARMADURAS

 

No caso do radier de concreto armado, pode ser empregada tela metálica - simples ou dupla, com ou sem reforço sob as paredes, de acordo com a necessidade verificada pelo engenheiro projetista.

 

Na amarração, deve-se atentar para o cobrimento mínimo das telas e o posicionamento das armaduras de arranque e dos ferros de para-raios.

 

O cobrimento deve ser garantido com espaçadores plásticos, treliças metálicas e caranguejos metálicos.

 

Foto 09: Foto de preparo das vigas intermediarias da fundação do tipo radier.

 

 

 

  • CONCRETAGEM

 

O lançamento do concreto pode ser feito com bomba ou jerica. O nivelamento é garantido por meio de mestras metálicas.

 

O acabamento superficial é obtido por sarrafeamento, desempenamento e acabadora mecânica de superfície.

 

O acabamento não pode ser liso demais, porque a textura deve permitir a aderência de argamassa.

 

 

 

Foto 10: Foto de concretagem da fundação do tipo radier.

 

 

Foto 11: Foto de concretagem da fundação do tipo radier.

 

Foto 12: Foto de concretagem da fundação do tipo radier.

 

Foto 13: Foto de concretagem da fundação do tipo radier.

 

 

  • CURA

 

É fundamental uma boa cura para se obter um concreto resistente e de qualidade.

 

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias.

 

O concreto fresco exposto ao sol e ao vento como é o caso do radier, perde muito rapidamente por evaporação a água da mistura, antes que tenha endurecido. Como essa água é indispensável, resultará em um concreto fraco. Por isto, se fazem necessárias medidas que visem impedir aquela evaporação, ou seja, proceder a cura do concreto.

 

O fator mais importante na cura do concreto é promover uma ação que garanta água suficiente para que todo o processo de reação química do cimento se complete.

 

Se o concreto não for curado, ficará sujeito à fissuras em sua superfície e um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido a grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu.

 

 

Foto 14: Foto de concretagem realizada da fundação do tipo radier.

 

 

Veja logo a seguir mais fotos de radier:

 

Foto 15: Foto de fundação do tipo radier.

 

 

Foto 16: Foto de fundação do tipo radier.

 

 

Foto 17: Foto de fundação do tipo radier.

 

Vídeo 01: Vídeo instrutivo de fundações do canal agora cursos.

 

 

SOBRE RUDINI RODARTE ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO

 

 

A Rudini Rodarte Arquitetura & Construção, é uma empresa de arquitetura, construção, manutenção, reforma, pericia e consultória técnica, possuindo uma atuação sólida e competente na área da construção civil, e inúmeras aprovações de projetos de arquitetura de edificações comerciais e residenciais em toda a região do Distrito Federal e outros estados.

 

Seriedade, credibilidade e inovação são algumas das características da Rudini Rodarte Arquitetura & Construção, uma empresa que tem como principal objetivo, a superação de expectativas.

 

Entre em contato com a nossa equipe de profissionais especializados e solicite um orçamento de construção de fundação ou outro serviço afim sem compromisso.

 

CONTATO

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

  • CARVALHO, Celso e NIYAMA, Sussumu; FUNDAÇÕESTEORIA E PRÁTICA; ED. PINI-1999.

  • JOPPERT, Jr., I; FUNDAÇÕES E CONTEÇÕES DEEDIFICIOS ; ED. PINI-1998.

  • FABIANI, Breno; FUNDAÇÕES-S.D E EDITORA.

  • AZEREDO, Hélio Alves de; O EDIFICIO ATÉ SUACOBERTURA; ED. EDGAR BLUCHER Ltda.-1977.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter