top of page

Tipos de escadas

Tipos de escadas
Tipos de escadas

Existem vários tipos de escadas, cada uma projetada para atender a diferentes necessidades de espaço, função e estilo. Antes de mais nada, é necessário relembrar quais são os principais elementos de uma escada:


Elementos de uma escada:

  • Pisos: pequenos planos horizontais onde se pisa;

  • Espelhos: planos verticais que unem os pisos;

  • Degraus: junção dos pisos e espelhos;

  • Patamares: elemento que sucede o piso da escada, sendo usado comumente no meio do desnível do pé direito para facilitar a subida e o repouso temporário durante a subida;

  • Guarda-corpo e corrimão: posicionados na extremidade lateral dos degraus para proteção das pessoas que utilizam a escada.


Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:

  • Escada reta

A escada reta, como o próprio nome indica, não tem curvas. Ela interliga um piso a outro em um único sentido. Se a altura entre os pisos for muito grande, pode ter um ou mais patamares.

Por precisar de uma boa extensão para conectar os pavimentos, se encaixa melhor em ambientes retangulares. Também funciona bem em espaços estreitos, já que ocupa um espaço menor.


  • Escada em “L”

A escada em “L” é chamada dessa maneira por ter um lance perpendicular ao outro e um patamar entre eles. Costuma ser colocada em um canto do ambiente. Por isso, é uma excelente opção para casas menores, que precisam aproveitar bem a área disponível.


  • Escada em “U”

Conta com dois lances que mudam de direção em 180°, com um patamar entre eles. Assim, vista de cima, tem o formato da letra “U”. Por ocupar mais espaço, costuma ser escolhida principalmente para espaços maiores. Pode tanto ser fixada a uma parede quanto colocada no meio da casa, funcionando como divisória entre dois ambientes.


  • Escada em leque

A escada em leque é muito utilizada no mercado e costuma ser instalada nos formatos U e L. A diferença entre ela e os modelos que vimos até agora está no patamar.

Enquanto as escadas tipo U e L têm um patamar reto, o modelo leque apresenta um “enchimento” nessa parte, que funciona como um degrau a mais.


  • Escada circular ou curva

A escada circular também apresenta curvas, porém, ao contrário da caracol, ela não segue um eixo central; seus lances e degraus mudam de direção de maneira aleatória, compondo caminhos sinuosos de modo suave.

Em função dessas características, ela é indicada apenas para ambientes amplos e com o pé direito alto.


  • Escada Helicoidal, Caracol ou Espiral

Esse é o modelo que ocupa menos espaço. É perfeito para pequenos cômodos, que precisam manter mais áreas livres. Apesar de ser mais conhecida pelo tradicional modelo de ferro pré-moldado, essa escada pode ser projetada em diversos materiais e com soluções estéticas muitos criativas.


  • Escada cascata

A escada cascata, também conhecida como escada plissada ou zigue zague, é aquela que a parte de baixo do degrau acompanha o formato da escada. A principal diferença em relação aos tipos de escada que vimos até agora é estética, já que a parte inferior dos degraus fica totalmente exposta. Essa característica traz um ar de leveza ao ambiente.


  • Escada Santos Dumont

A escada Santos Dumont que é uma mistura da escada reta e marinheiro (modelo amplamente usado em estruturas industriais e civis por oferecer a segurança necessária à transposição de níveis com elevadas alturas.


Esse tipo de escada apresenta seus degraus engastados de forma individual em uma viga lateral. Por não ter uma estrutura aparente, seus degraus dão a impressão de flutuarem. É uma opção de escada moderna que chama bastante atenção e garante um visual clean e interessante para o ambiente.


  • Escada com Viga Central ou Espinha de peixe

Nessa escada todos os degraus têm seu centro apoiado em uma única viga, mantendo suas laterais em balanço. Este modelo estrutural se aplica a vários formatos e materiais. É leve, moderno e se adapta muito bem aos pequenos ambientes.


Esses são apenas alguns exemplos básicos e há muitas variações e designs específicos dentro de cada categoria. A escolha do tipo de escada dependerá das necessidades específicas do espaço, do estilo arquitetônico e das preferências pessoais.


Esta com dúvidas em relação a escolha da sua escada, entre em contato com a nossa equipe especializada de nossa construtora Rudini Rodarte e tire suas dúvidas!

 

Rudini Rodarte Arquitetura e Construções, somos um escritório de arquitetura e construtora, focado no seguimento da construção civil tendo como foco o desenvolvimento de Projeto de Arquitetura, Alvará de Construção, Calculo Estrutural, Projeto de Fundação, Construção de edificação residencial e comercial, Reformas em geral, Laudo Técnico de Engenharia, Manutenção Predial, Manutenção de Fachada e outros serviços de engenharia em Brasília - DF.

 

Possuímos vasta experiência em aprovação de projetos junto ao Centro de Aprovação de Projetos (CAP), Administrações Regionais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page