top of page

Quer reforma a sua casa ou apartamento? Conheça o passo a passo e economize!


Empresa de reforma de apartamento em Brasilia.


Por vezes, procuramos a solução de uma reforma de nossa casa com intuito de solucionar alguns problemas como vazamentos, pintura desgastada, trinca ou até para dar aquele tapa no visual. Entretanto, reformas podem trazer a solução de vários problemas, mas podem também, causar muitas dores de cabeça.


Por vezes, por parecer algo simples e fácil de se realizar, entramos em contato com pessoas denominadas “faz tudo” ou um “pedreiro” conhecido e aquilo que era pequeno, torna-se um grande problema.


Portanto, antes de botar a mão na massa, é preciso fazer um planejamento para que tudo ocorra bem e com isso, devemos ter alguns cuidados e nós da F&R Arquitetura e Engenharia, separamos algumas dicas, confira:


1. Empresa de Mão de Obra ou Profissional para Reforma

Essa é a nossa dica mais importante para fins de que a sua reforma aconteça sem problemas, contratar uma empresa com mão de obra especializada, contendo profissionais como arquitetos, engenheiros ou decoradores, procurando sempre por indicações de trabalhos anteriores.


Para tanto, dependendo da reforma, é necessário a obtenção do Álvara de Construção, que nada mais é, um documento que autoriza a você a realizar obras e serviços.


Para a Emissão do Alvará de Construção, é necessária a aprovação do projeto arquitetônico, que consiste no reconhecimento, por parte do órgão competente, no caso em Brasília e cidades que compõe a região do Distrito Federal, as administrações regionais. O projeto relativo à edificação, o profissional contratado, deve apresentar e estar de acordo com a legislação em vigor.


Mas de maneira em geral, antes de partir para os processos legais, o recomendado é solicitar um orçamento e planejamento do trabalho a ser realizado, ambos por escrito. Isso servirá de base para uma possível elaboração de contrato e resguardará as duas partes, lembrando sempre que a empresa ou profissional contratado, deverá fornecer a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), devidamente registrada no CREA ou no CAU.


Pedreiro para reforma

2. Vizinhos

Uma boa conversa pode poupar problemas com vizinhos. Antes de iniciar a obra ou a reforma, bate um papo com seus vizinhos, mesmo que informalmente para avisar o início dos trabalhos e também, verificar se algum deles possui algum tipo de alergia ou problemas respiratórios.

Vale lembrar que a maioria dos condomínios residenciais, sejam eles verticais ou horizontais, limitam a emissão de barulho das 7:00 às 18:00 nos dias úteis que nada mais é do que o horário em que os moradores começam a chegar em casa após o trabalho.

Em alguns casos, o síndico do condomínio pode pedir detalhamentos do laudo técnico-legal caso ache necessário. Em obras em áreas comuns, tome cuidado redobrado com limpeza e isolamento do local.

Vizinho de reforma - Feliz

3. Estrutura

Devemos sempre levar em conta condições em que a estrutura se encontre, sendo a mesma formada por fundação, pilares, vigas e lajes. Parece básico, não é? Mas infelizmente, em diversas reformas, “os profissionais” alteram ou removem esses mesmos elementos, cujos elementos não podem ser alterados em nenhuma hipótese. Ressalvo o caso, quando é contrato um engenheiro calculista para verificar a carga de resistência ou até mesmo, partir para um reforço estrutural.

reforço estrutural

4. Registros e Vedações

Uma grande dica é de lembrar que antes de colocar a mão na massa, garanta que todos os registros internos estejam fechados e que todos os ralos sejam fechados usando jornal, pano ou alguma superfície plástica. Essa vedação vai evitar o entupimento da tubulação do imóvel, já que através de um único ralo a sujeira pode escorrer para o resto dos canos.


5. Impermeabilização

Na grande maioria dos casos, a impermeabilização com manta asfáltica é a mais utilizada e a sua instalação seja feita com um maçarico a gás. Vale lembrar o do porque é proibido fumar no local, assim como utilizar qualquer outro produto combustível. Entretanto, uma outra forma que está a cada dia ganhando mais mercado, é o uso da manta liquida, aonde dispensa o uso do maçarico e de outros processos.


Como tudo na vida, tem-se os prós e contras e no caso devendo assim pesquisar mais sobre o assunto.


Outra dica, para verificar a eficácia da impermeabilização, encha o ambiente com 3 cm de água e marque o nível na parede. Observe se o nível de água baixou e se ocorreram vazamentos nos imóveis vizinhos.

6. Aquecimento da Tubulação

No caso de trabalhar com algum material ou processo que esquente o ambiente, tome cuidado para que isso não aqueça as tubulações da casa, principalmente se feitas de canos PVC.


Com o aquecimento do ambiente é possível derreter as tubulações e as suas junções, que são feitas de colas sensíveis à mudanças bruscas de temperatura.


7. Concretagem

O manuseio do concreto é um pouco complicado e quando endurecido, o material pode marcar para sempre alguns locais. Ralos, tubulações, azulejos e cerâmicas devem receber atenção especial se a aplicação de concreto estiver acontecendo perto desses materiais.

O ideal é revestir móveis e superfícies com lonas, papelões e outros materiais resistentes.

Empresa de reforma de concretagem de apartamento

8. Compras de Material para Reforma ou Obra

Para que você tenha uma boa economia em comprar o material, é necessário pesquisar bastante, pois as lojas apresentam grandes diferenças nos preços, formas de pagamento e nos juros. Lembrando também, que existe muita diferença em relação à especificação e qualidade do material.


Mesmo que o material esteja sendo oferecido em 10x iguais, quando recorre ao pagamento a vista, quase sempre, consegue-se um desconto de até 40% do valor do produto. Inacreditável, não é? E sabe de uma coisa, poucas pessoas sabem disso. Outro detalhe, é preciso conferir a qualidade dos materiais, pois muitas vezes, um agregado de menor valor, compromete todo o restante, como é o caso do uso de uma areia de má qualidade aonde aumenta o consumo de cal e cimento.


 

Caso tenha dúvidas ou necessite de uma equipe de profissionais competentes, visite o nosso site e conheça todos os nossos serviços de construção e reforma.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page