Edifício desaba parcialmente em Taguatinga-DF

No último dia 06/01/22 um edifício desabou na região de Taguatinga Sul, Distrito Federal. A edificação de quatro pavimentos não possuía alvará de construção ou Habite-se, portanto, era irregular. Felizmente ninguém se feriu ou perdeu a vida.

O colapso estrutural é um sinistro que pode acontecer por diversas razões, tais como, sobrecarga de vento, corrosão, sobrecarga operacional, subdimensionamento estrutural, projeto impróprio para uso, falha de material, dentre outras.

Sabemos que todos os materiais que compõem as edificações são suscetíveis a alterações por diversos motivos, sejam eles fatores naturais, humanos ou construtivos. Por esta razão, é necessário que haja não só um projeto bem feito, acompanhado por profissionais qualificados, como também é preciso que se realizem manutenções periódicas. Todas estas informações podem ser encontradas no manual de uso do imóvel, pois este prevê a vida útil de cada material utilizado na sua construção.

Uma ação importante que pode evitar desastres se trata do reforço estrutural. Ele se faz necessário quando algumas patologias podem desgastar a estrutura, seja por interferência de agentes externos, ou até mesmo alguma falha durante o processo construtivo. Alguns problemas que o reforço estrutural se propõe a corrigir são: incapacidade de sustentação da estrutura, deterioração da estrutura, corrosão das armaduras, destacamento da cobertura das armaduras, dentre outros.





Para saber mais acesse www.rrarquiteturaereforma.com.br


#engenhariacivil #arquitetura #obra #estrutura #brasília

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square